Publicado em Brexit, London

That´s London Baby!!!

Como o mundo dá voltas! Nunca pensei em ir para Londres. Porém, por um mero impulso, desses que mudam completamente sua vida, embarquei sem pensar em nada, sem me programar, sem imaginar o que me esperava…
Depois de 17 horas de desconforto na classe econômica, finalmente cheguei ao meu destino. Desembarquei no Heathrow sem fazer a menor ideia do que me aguardava.  Minha sorte era o fato de que eu falava inglês. Mas não vou aqui me ater aos acontecimentos da minha aventura pois nos 5 anos que vivi por lá, muitas coisas aconteceram e não sei como resumir isso aqui…
 O que posso dizer é que descobri um mundo novo! Um mundo que eu não imaginava existir. Londres é uma torre de Babel onde o caos é fundamental para manter a harmonia. Só quem viveu lá  – e por viver quero dizer morar mesmo, e não apenas ir a passeio – pode entender o que estou falando. Londres é um caos organizado, e depois de conhecer essa cidade incrível, fica difícil achar o resto do mundo normal.
images (7)
A Grande Londres (Great Britain) é a capital da Inglaterra, que é um dos países do Reino Unido. Não me refiro aqui ao Reino Unido (UK) ou a Inglaterra, mas exclusivamente a essa cidade  (que na verdade nem cidade é – mas isso é um pouco complicado de explicar). Em Londres encontramos comunidades enormes de diversos países do mundo. Cada uma tem seus costumes, crenças, cultura, e tudo preservados de forma igualitária. Londres é o lugar onde você pode ser quem você é. Ninguém te julga baseado em roupas, cor e raça, religião, sexo, preferências sexuais, aparência, classe social… em fim, nada. Você é livre pra ser quem é (sem esquecer que há sempre uma ou outra maça podre… porém garanto que lá isso é minoria). Regras existem, óbvio, mas respeitando a condição humana SEMPRE. E não só a humana, pois lá os animais também são prioridade.
Talvez por ter uma idade extremamente avançada, e muito conhecimento adquirido durante esses longos anos de existência, Londres, aprendeu que para obter sucesso tem que ser tolerante e respeitar o próximo. Essa é a primeira impressão que a cidade te dá – obviamente não me refiro ao que diz respeito ao controle imigratório, que infelizmente pode ser muito duro com a maioria dos visitantes que não tem nacionalidade européia.

“A capital do Reino Unido é uma das maiores cidades da Europa e a mais visitada do Mundo, um dos pontos de referência histórica e cultural. Londres é uma cidade mágica, onde tudo existe, tudo acontece, tudo é possível, é única. A cidade é também um paraíso de cultura, com mais de 200 museus e quatro áreas classificadas como Patrimônio Mundial, uma cidade impressionante, na qual passar umas férias é sinônimo de diversão, passeios incríveis e, sobretudo, de numerosas coisas para ver, visitar e fazer. Os ingleses são um povo simpático e tolerante: fazem a sua vida e não se metem na do próximo. Londres deve ser a única cidade do Mundo em que se decidir sair para a rua de pijama, pantufas e touca de dormir à antiga, ninguém olha, ninguém repara…”  

Depois de ficar impressionado com a diversidade em Londres e com a educação que essa diversidade gera, ficamos maravilhados com outras características…

London-Tube-Map-Zones-2015
O transporte é incrível! Na verdade não há necessidade de carro, até porque de carro o transito é inviável. Em Londres você faz tudo a pé, ou de ônibus, trem, metro, … a cidade funciona. Se quiser pegar um táxi, ou melhor, um cab (black cab), você acha em qualquer lugar, mas ainda acho que o metro é a melhor opção.
2838696915_fbaabf6861_b
A segurança também é incrível. A polícia está por toda a parte e a cidade é coberta por câmeras de segurança. Porém diferentemente do Rio de Janeiro, onde eu moro, os policiais não são vistos usualmente com armas. Não há necessidade disso.
images (5) (1)
Outra coisa que impressiona é o fato de toda a água da bica ser potável. Ou seja, se estiver com sede não precisa comprar uma garrafinha de água mineral, basta pedir uma tap water (água de bica). Não precisa ficar com vergonha, isso é muito comum.

0158912_sample_1223042_LondonAdvWalk_fl_carto

A maior parte das atrações em Londres são gratuitas, e o que não faltam são atrações. As que são pagas normalmente dão descontos para estudantes, certos funcionários etc. A cidade é arte pura, cada bairro tem algo único e mágico. Que pode ser observado inclusive na arquitetura local que mistura o passado com o futuro construindo uma identidade única.
images (3) (1)
O sistema de saúde pública é maravilhoso também (NHS/GP). Não existe o hábito de se fazer exames de rotina mas isso é algo que você pode fazer se quiser, é só uma questão de pedir ao seu GP.Fora isso, qualquer problema é só dar entrada no hospital com seu numero do NHS (numero que contem suas informações pessoais e todo o seu histórico médico) e tudo o que você precisar fazer será feito de graça. A saúde lá funciona.
images (2) (1)
O preço… Dizem que Londres é caro, e é sim se você for como turista. Como morador Londres é super acessível, seu dinheiro rende, e independente do seu tipo de emprego você tem as mesmas condições de crescimento que qualquer outro “Londrino”  (londoner). O mais caro lá é a moradia, mas não é difícil achar lugares baratos, normalmente eles estão um pouco mais afastados do centro. Para quem quer economizar é comum também alugar quartos ao invés de uma casa ou apartamento, dividindo com os outros moradores as áreas comuns. Em termos de compras tem pra todos os bolsos e todos os gostos. E me refiro a tudo, desde roupas e acessórios até comidas, móveis e etc.
mindmap-769x600
Mas porque resolvi escrever sobre Londres aqui?  Bom na verdade pra me organizar, pois estou planejando voltar a morar em Londres ano que vem (2017) e ao pesquisar sobre algumas valores de alugueis, trabalho, registro de diplomas e outros, me deparei com muitas informações desencontradas e não tão claras sobre a cidade. Então resolvi tentar ajudar outros, que assim como eu, pretendem embarcar nessa aventura.
425740_496565973721243_1618587147_nUm site que descobri recentemente foi o Broke in London. Um site incrível que gostaria de ter conhecido quando estava lá. Acho que a maioria dos brasileiros que estão lá não conhecem esse site, pois o site não é voltado para imigrantes e é em inglês (os brasileiros acabam, ao meu ver, buscando muitas informações nas comunidades brasileiras). Mas tem dicas maravilhosas sobre diversos assuntos e sinceramente achei extremamente útil. Eu fiquei tão impressionada com o site que cheguei a escrever para o diretor do site o parabenizando e fazendo sugestões de matérias voltadas para imigrantes. Mas minha vida está tão corrida que não dei continuidade a essa conversa. Ele contudo foi muito simpático e humilde. O que me fez virar seguidora do site dele. Tomara que vocês gostem. Eu amei!!!
O Lado Ruim de Londres
reinounidoxgrabretanha3
Quando falamos sobre os contras de se morar no Reino Unido, um dos primeiros itens negativos que aparece na lista é o clima, juntamente com a saudade da família e amigos e o preço dos imóveis. Então resolvi falar um pouco sobre o clima quase imprevisível de lá.  Para que estiver interessado tem um documentário chamado “Whats wrong with our weather?” e, ou “The highs and lows of britsh weather” explicam bem o clima bipolar da região.
Lembre-se que o tempo é sempre mutável no Reino Unido. Ao invés de deixar o tempo ditar sua agenda turística, planeje e se prepare para todos os imprevistos. Leve sempre com você um casaco leve que pode facilmente ser tirado quando o sol voltar, um guarda-chuva e luvas na bolsa, mesmo que o dia esteja firme, em questão de minutos tudo pode mudar. E não esqueça de ficar atendo ao guarda-chuva. Pois quando o sol volta as pessoas tendem a esquece-los nos cloakroom (armários em ambientes fechados onde colocam os casacos, guarda-chuvas, malas, etc). Também não leve um guarda-chuva para dividir, cada pessoa deve ter o seu garantido.
images (7) (1)
Porém não é só de frio, ventos e um solzinho de leve que é feito o clima do Reino Unido. O verão é bem quente!!! ah o verão!!! Existe verão!!! E dependendo do ano chega a ser até insuportável. E olha que me baseio no verão carioca para falar desse assunto. Todo mundo fica na rua até tarde, aproveitando o sol. aproveita as praias, os parques, as diversas atrações exclusivas do verão e os barezinhos ao ar livre! Sem contar que no verão o sol só se põe por volta das 21h , 21:30h… incrível, né?! Pode deixar as luvas e casacos em casa,  mas pra não abusar da sorte continue com seu fiel amigo: o guarda-chuva!!!
download (13)
Mesmo no inverno,  com o tempo ruim não pense que em épocas de chuvas você ficará refém  do clima. As companhias aéreas internas de baixo custo (low cost) são extremamente baratas, “de verdade verdadeira”. E não é porque em Londres está frio que necessariamente estará frio em Barcelona. Um voo rápido por um preço, muitas vezes no valor  de uma promoção de sanduíche com sobremesa do McDonald´s (5 pounds cada perna).  Eu usava muito a RyanAir, Easyjet, Monarch Airlines
images (6)
 Existe muito pra se falar de Londres, Inglaterra, Reino Unido e Europa. Por isso pretendo ir acrescentando sempre algo novo nesse post. Infelizmente com o Brexit acredito que Londres do jeito que eu e o mundo conhecemos irá mudar. Também escreverei sobre isso aqui em outro momento (inclusive já escrevi alguma coisa, bem sucinta no final do post anterior)
Até logo,
Gabriela
Anúncios

Autor:

Formada (Bacharel e Licenciatura) em: Teatro, Letras Inglês e Letras Português. Pós- Graduada em Docência e Educação do Ensino Superior. Amo estudar, pesquisar e aprender. Viajar, para mim, é algo necessário tanto com um livro, ou através de um computador como cruzando fronteiras. “O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem somente uma página”. -Santo Agostinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s